O Bahia acertou a contratação do meia-atacante Jhasmani Campos. O boliviano de 20 anos é uma promessa do país para os próximos anos.
O jogador já atuou no Grêmio, pela divisão de base, mas voltou para a Bolívia pela saudade que sentiu de seu país.
O único problema é que a janela de transferências internacionais só será aberta a partir de agosto. Se o Bahia não conseguir legalizar o jogador pela justiça, ele só poderá estreiar com a camisa tricolor daqui a dois meses.
Confira a ficha do atleta:
Nome: Jhasmani Campos Dávalos
Nascimento: 05/10/1988
Naturalidade: Santa Cruz de la Sierra-BOL
Altura/peso: 1,74m/64kg
Carreira: Tahuichi Academy (1997-2005), Grêmio (2005), Oriente Petrolero (2006-2009)
O Bahia venceu o Ceará por 1x0 no estádio de Pituaçu, em jogo válido pela terceira rodada da Série B. Cerca de 10 mil pagantes acompanharam uma difícil batalha, onde o Bahia saiu vencedor por detalhes. O gol tricolor foi marcado pelo zagueiro Evaldo de cabeça, aos 15 minutos da primeira etapa.
Evaldo marcou o gol da vitória e garantiu a segurança na defesa tricolor. Foto do globoesporte.com
A torcida do Bahia não está tão satisfeita com o triunfo de hoje. O Bahia começou a partida indo para cima, mas depois que fez o gol não criou jogadas de ataque com tanto perigo. A equipe cearense teve um volume de jogo maior, mas só no final do segundo tempo conseguiu criar situações perigosas. O goleiro Marcelo, o herói dessas últimas partidas, garantiu a vitória com uma defesa espetacular nos últimos minutos.
Assista o gol da partida
É complicado de explicar a queda de rendimento da equipe. O problema do Bahia pode ser tático. Mas todo torcedor que acompanha o Tricolor de Aço deve estar se perguntando: cadê Beto? Elton faz muita falta, mas ele encontra-se em tratamento para voltar talvez na próxima partida. Agora o atacante titular, que chamava a responsabilidade do jogo, não entra nem no segundo tempo. O pior é ver Alex Maranhão entrar no jogo e Beto permanecer no banco. Isso é muito complicado. Talvez se Gallo escalasse o Bahia com Beto, Paulo Roberto e Reinaldo Alagoano, daria uma movimentação maior no ataque e o time criaria várias oportunidades. O Bahia precisa de alguém pra ajudar Paulo Roberto, ele pegou várias bolas e ficou girando na procura de um jogador para efetuar as jogadas, mas acabou sendo vencido pela marcação cearense que foi firme durante toda a partida.
Agora é esperar o próximo sábado, quando o Bahia enfrenta a Portuguesa fora de casa. Será que a equipe vai render o jogo todo e sair com um resultado positivo? É o que a torcida sonha, mas precisa melhorar e muito o padrão de jogo para conquistar resultados mais satisfatórios.
O Bahia finalmente conseguiu contratar um jogador para brigar pela camisa 10. Trata-se do meia-atacante Joelson. O baiano da cidade de Uruçuca tem 28 anos e já jogou em equipes como Cruzeiro, Paraná e Avaí. No primeiro semestre deste ano ele defendeu o Mogi Mirim. Agora a nação tricolor espera que Joelson seja aquele craque para refinar ainda mais o meio campo do Bahia.
Títulos: Campeonato Capixaba (1999), Campeonato Mineiro (2001), Campeonato Sul-Minas (2002), classificação para a Copa Libertadores da América (2006) e acesso ao Campeonato Brasileiro da Série-A (2008).
O atacante Robert, ex-Atlético de Alagoinhas, foi apresentado oficialmente no Toca do Leão, na manhã desta Terça.
O Jogador, de 24 anos, foi um dos artilheiros do campeonato baiano de 2009 com 11 gols, ao lado de Neto Berola, do Itabuna, que também foi contratado pelo Vitória. Neto Baiano foi o artilheiro do certame com 18 gols.
Robert assinou contrato por dois anos e já treinou no clube. Na segunda-feira pela manhã, acompanhado pelo fisiologista Valter Abrantes, fez teste de carga com o instrutor da academia, Beto Souza, e deu voltas no campo.
Atacante é a novidade da lista do técnico Paulo César Carpegiani, que também conta com Bida e Vanderson
O atacante Nadson está relacionado, pelo treinador Paulo Cesar Carpeggiane, para a partida dessa quarta-feira contra o Vasco, pela COPA DO BRASIL.
O jogador que não joga desde Março, quando ficou fora das finais do campeonato baiano devido à uma contusão muscular, é a surpresa nos relacionados para a partida da Copa do Brasil.
Carpeggiane relacionou 21 atletas para a partida contra o Cruz Maltino, amanhã à noite, no Barradão. No coletivo de ontem, segunda, Nadson voltou a atuar bem e marcou um dos gols da equipe B.
O coletivo terminou com o placar de 2 x 0 para o time cinza, gols de Nadson e de Washington. No time de Nadson estavam: Gléguer; Rafael Cruz, Marco Aurélio, Vanderson e Luciano Almeida; Carlos Alberto, Bida, Adriano e Roger; Nadson e Washington.
O Tricolor de Aço estreiou com o pé direito na segundona 2009. Venceu o Paraná por 2x0 e garantiu três pontos importantíssimos para alcançar a tão sonhada vaga na Série A 2010.
O Bahia jogou buscando o gol e marcou o primeiro com o destaque da partida, Paulo Roberto, aos 3 minutos de jogo. O segundo saiu logo depois com Reinaldo Alagoano, aos 20 minutos da primeira etapa. Depois o Esquadrão perdeu inúmeras oportunidades, principalmente depois que o rival ficou com 2 jogadores a menos, expulsos graças a habilidade de Paulo Roberto.
Outra figura importante do jogo foi o lateral direito Dedê. O jogador fez as lembranças de Patrício irem embora totalmente. Com muita velocidade e apoio nas jogadas ofensivas, a nova carta de Gallo promete para o restante do campeonato.
Confira os gols da partida
O Bahia pega agora o São Caetano no próximo sábado, 16, no ABC paulista. A torcida tricolor está esperançosa quanto a subida do Bahia para a primeira divisão.
No Domingo, os dois Principais times de Manchester enfrentan-se em Old Trafford. O United, finalista da Chanpions League, pode dar um passo à mais para o bicampeonato inglês frente ao City, de Robinho.
Já o, "primo pobre do Unietd", o City, que venceu as três últimas rodadas, vai à campo para tentar manter-se vivo por uma vaga na Copa da Uefa do ano que vem.
Os Sky Blues, time dos irmãos Guelegger( da banda Oasis), contam com o seu artilheiro Robinho (na foto com seu treinador), com 14 gols, e o meia Elano, que volta em boa fase ao time. O treinador Mark Hughes acredita na superação do time contra o atual campeão da Liga Inglesa:
- Iremos jogar com o coração e estamos confiantes. Vencemos os últimos jogos e vamos para o Old Trafford pensando que podemos conseguir mais. Estamos no caminho certo – disse Hughes, ao site oficial do clube.
O United vem embalado por sua classificação para a final da Liga Européia e vai contar com seu principal astro, Cristiano Ronaldo, com 17 gols pelo certame local.
Confira a rodada completa:
Sábado 11:00 Blackburn x Portsmouth Bolton x Sunderland Everton x Tottenham Fulham x Aston Villa Hull x Stoke West Brom x Wigan 13:30 West Ham x Liverpool
Especulações de bastidores dão conta que o Sport Recife pediu 15 milhões de reai para a emresa Traffic, que tem parceria com o Palmeiras, para tirar a jovem revelação da Ilha do Retiro.
A primeira proposta da Traffic foi de dez milhões de reais por Ciro, jogador que deve ser chamadao essa semana para a Selção Sub-20.
O presidente do Sport, Silvio Guimarães, acredita que com a convocação o jogador deve ter o passe mais valorizado do que está hoje.
- A princípio o empresário que representa a Traffic não aceitou e pediu outra proposta, mas eu não fiz. Acho que ele vai aceitar a anterior, mas eu vou esperar para falar com ele na segunda-feira, após a convocação da Seleção Brasileira Sub-20 (para o Torneio da Malásia), a qual o Ciro provavelmente estará (assim como o goleiro Saulo). Essa convocação irá valorizar ainda mais o jogador - disse o presidente do clube do Sport que na quarta faz jogo decisivo pela Libertadores, precisando ganahar de dois ou mais para passar pelo Palmeiras.
O ex-atacante do tricolor, Marcelo Ramos, que defendeu o Time de Aço em 2008, entrou na jústiça trabalhista para cobrar vencimentos da última temporada com o clube baiano.
A Assesoria de Imprensa do Bahia afirmou que o time foi pego de surpresa com a notícia e que espera o atacante e seu procurador para conversarem sobre o assunto.
No dia 24 de Abril deste ano, Marcelo Ramos, 35 anos, transferiu-se para o Ipatinga,de Minas Gerais, para disputar a Série B de 2009. É uma das esperanças do clube do Vale do Aço para voltar a elite do Futebol Brasileiro.
Marcelo Ramos foi revelado pelo Tricolor da Boa Terra e é o sexto maior artilheiro do clube, com 121 gols. O atacante fez um gol pela Seleção Brasileira em 1995, quando atuava pelo Cruzeiro de Belo Horinzonte.
A principal mudança para o Brasileiro deste ano será a de que um jogador não pode atuar em outro clube se jogar uma partida no torneio. Virgílio Elísio ( ao centro da foto)divulgou que, a patir desta temporada, jogadores que defenderem uma equipe por uma partida no Brasileirão não poderão vestir a camisa de outro clube na mesma divisão.
Ou seja, se um clube quiser contratar um jogador no meio da temporada vei ter que recorrer ao exterior, ou á jogadores de divisões que não disputa.
A medida foi recebida com discofiança pelos dirigentes que participaram de um seminário promovido pela CBF, hoje, no Rio. O diretor de Futebol do Fluminensse, em entrevista à rede Globo, afirmou que essa medida é muito ruim porque, segundo eleo calendário é diferente do europeu.
- Corremos o risco de perder alguns jogadores nas proximidades da janela européia (no mês de agosto) e fica difícil de recompor o elenco. Por outro lado, é comum um jogador não se adaptar em uma equipe e querer mudar de clube.
Em jogo de pouca técnica, mas muito truncado, Rubro-negro se recupera no segundo tempo e faz dois gols que garantem o Tri-estadual frente ao seu maior rival.
Mesmo jogando em casa o Vitória não aproveitou as chances de abrir ao placar, como a desperdiçada por Apodí, aos 4 minutos, que acertou a trave de Marcelo, depois de falha de Avine que recuou mal e o Lateral do Vitória tirar o arqueiro rival do caminho.
Como já dizia o ditado "quem não faz toma", aos nove o Tricolor de Aço aproveitou a chance de abrir o placar e não desperdiçou. Reinaldo Alagoano marcou para delírio dos torcedores do Bahia que estiveram presentes no Estadio Manoel Barradas. Com um gol de vantagem o Bahia precisava de mais um para ter o título da temporada 2009 em mãos e quebra um tabu que perdurava à 8 anos. E foi o que fez o tricolor, que mostrou muita garra e força de vontade indo pra cima do Vitória, que adotou uma postura defensiva no 1º tempo produzindo apenas algumas boas jogadas com Bida e Ramom. O Bahia foi melhor, conseguiu neutralizar as subidas de Apodí e pegar a segunda bola no meio, tornado-se assim muito perigoso ofensivamente. Nisto, as melhores chances eram do Tricolor , mas que não conseguia chegar com mais perigo ao gol do colombiano Viafará.
A insistência deu efeito ainda no primeiro tempo. Aos 46, Avine recebeu bola trabalhada por Beto e Léo Medeiros e não desperdiçou a chance. 2 a 0 Bahia, que agora tinha a taça nas mãos.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, nenhum treinador mudou o seu time de imediato, e o Bahia quase chegou ao terceiro com Reinaldo Alagoano, mas Viafara fez belíssima intervenção. Depois desta jogada o tricolor tornou-se apático em campo, apenas administrando o resultado que lhe era favorável. O Time de Aço viu, então, o Leão crescer na partida e ir para frente buscar o gol que lhe daria o caneco.
Adriano substituiu Luciano Almeida e Welington entrou no vaga de Carlos Alberto, no Vitória. As alterações de Carpeggiane deram resultado e o time da casa ficou mais rápido e solto, conseguiu dominar as ações no meio de campo e criar boas oportunidades. Aos 19 Apodi, ressurgido na partida, fez ótima jogada pelo lado direito e cruzou a bola para Neto Baiano, que dividiu com o zagueiro Nei, na sobra o centro-avante rubro-negro ficou cara-a-cara com Marcelo, goleiro do Bahia, e não desperdiçou: 2 a 1 Bahia, mas resultado que dava o Tri aos rubro-negros. Neto marcou seu 18º gol no Campeonato Baiano e tornou-se o artilheiro da competição, no total marcou 20 gols no ano sendo um dos artilheiros do Brasil ao lado de Diego Tardelli do Atlético Mineiro (o primeiro gol que fora anotado no jogo de quarta contra o Galo para Neto foi colocado como contra pelo Juiz da partida) .
Um minuto depois Cadu, que havia acabado de entrar no lugar de Reinado Alagoano, fez jogada dura em cima de um atleta rubro-negro e levou cartão vermelho direto. À partir daí o Vitória começou à administrar a partida e jogar nos contra-ataques, perdendo as melhores chances.
Alexandre Gallo, percebendo que precisava mudar o time. tirou Marconi e colocou Beto, Élton foi sacado, e Ananias entrou. Contudo, as alterações não fizeram muito efeito e o Vitória permaneciam mais perto do empate à cada minuto que passava.
E aos 36, depois de contra-ataque rápido, Bida e Neto Baiano caíram na área adversária derrubados por Marcelo, que recebeu o cartão amarelo. Pênalti para o Reizinho da Toca, Ramom Menezes, cobrar e igualar o marcador. Festa total da torcida rubro-negra que comorou o seu 13 título baiano nos últimos 16 anos.
Ao fim da partida Carpeggiane elogio a postura do seu time e do Treinador Alexandre Gallo do Bahia: “O adversário foi brilhante, exigiu muito de nossa equipe e que teve o privilégio de fazer os gols nos momentos inadequados para nós. Nossa equipe está muito de parabéns porque no segundo tempo começou a impor, impor, acertou no jogo, tivemos os contra-ataques depois do primeiro gol e podíamos até ter revertido o placar”.
O Tricolor inicia um novo desafio no próximo sábado, que é conquistar o acesso à Série A de 2010. O primeiro adversário da Série B será o Paraná, em Pituaçu.
Já o Vitória tem compromisso, na quarta-feira, com Atlético (MG), em Belo Horizonte, pelo segundo jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil.
Foi anunciada recetemente uma parceria entre o Galícia e o Vitória, tradicionais rivais baianos.
O Granadeiro, ou Demolidor de Campeões, com é mais conhecido, vai receber alguns atletas do Rubro-negro, em contrapartida o Leão tem preferência em negociações com atletas da base do time do Parque Santiago.
Esta parceria visa principalmente, segundo as diretorias de amos os clubes, trazer devolta para a 1ª Divisão o Time da Colônia Epanhola, que há muito está na segunda divisão local.
Emprestados, os atletas profissionais vinculados ao Vitória,o goleiro Marcos Vinícius, o lateral-direito Leomir, o zagueiro Renier, os volantes Joedson e Marconi e o atacante Ismaille, serão somados aos jogadores pertencentes ao Galícia. A Comissão Técnica terá o comando de Gilmey Aimberê, que tem experiência pelo fato já ter trabalhado com as divisões de base do rubro-negro. Ele será auxiliado por Raimundo Barbosa (ex-treinador deste réporter). Ivanor Cruz foi designado para ser o profissional responsável pela preparação física.
O ex-meia do Vitória, Luciano Oliveira, reassume o posto de preparador de goleiros do granadeiro, a exemplo dos anos de 2007 e 2008, mais uma vez com o apoio de Paulinho. O roupeiro Néri, com passagens pelo Madre de Deus e Camaçari também retorna ao azulino depois de duas temporadas. Como massagista, o time do Parque Santiago voltará a contar com Gerson Macena, o popular “Beja”, a exemplo do que ocorreu em 2008.
Em 2010 os goleadores de todo o mundo terão uma motivação a mais para balançarem as redes. A Fifa acabou de criar um novo prêmio para o maior artilheiro em um ano. O prêmio se chamará Puskas, honraria, mais que justa, que leva o nome do craque húngaro que brilhou nas décadas de 50 e 60 pelas seleções Hungara ( campeã olímpica de 52 e vice mundial de 54 para a Alemanha, em um dos resultados mais inesperados da história das Copas, e Espanha, onde jgou pelo Real Madri).
Valeram todos os gols marcados em jogos oficiais e os marcados em seleção e torneios internacionais valeram mais que os outros.
- O prêmio será recebido pelo jogador que em um ano marcar mais gols - disse György Szöllösi, diretor de comunicações da Academia de Futebol Ferenc Puskas e membro do grupo que elaborou os detalhes do prêmio.
Ele marcou muitos gols
Em sua carreira fez 1176 gols em 1300 partidas. Foi 4 vezes campeão húngaro (1950 /1952 /1954 /1955), Campeão Olímpico (1952), vice-campeão da Copa do Mundo (1954), 3 vezes campeão da Copa Européia (1959 /1960 /1966), campeão do Mundial Interclubes (1960), 5 vezes campeão da Espanha (1961 /1962 /1963 /1964 /1965), campeão da Copa da Espanha (1962) e quatro vezes artilheiro da liga espanhola.
Confira uma entrevista exclusiva do FACOM SOCCER com, o Torcedor Simbolo do Bahia, Binha de São Caetano.
Um dos poucos torcedores do Brasil que pode dizer, de fato, que vai à todos os jogos do seu time, Binha de São Caetano não recebe ajuda de ninguem e tira do seu próprio bolso o dinheiro que gasta com passagens e hospedagem pelo Brasil.
Nesta entrevista exclusiva, Binha conta um pouco de sua vida pessoal e de como descobriu sua paixão pelo Tricolor. A reportagem é de Moiśes Costa Pinto.
Antes de pegar seu arqui-rival, o Bahia, pelas finais do Baianono Domingo, o Rubro-negro bateu o Atlético Mineiro por 3 x 0. Agora, o Vitória pode até perder por dois gols de diferença que se classifica para as Quartas-de-Finais da Copa do Brasil.
Em um jogo que começou quente o Leão marcou cedo, aos 4 minutos. Em cobrança de escanteio, Wallace escorou de cabeça para Victor Ramos, livre de marcação, também usando a "cuca", fazer VItória 1 a 0.
O Atlético ainda viu aos ,14 minutos, seu principal goleador, Diego Tardelli, torcer o tornozelo e desfalcar o time. Alessandro o substituiu.
Um minuto depois, em outro escanteio para os donos da casa, Ramom cruzou para a área e Neto Baiano dividiu com o zagueiro, que tocou por último, e a bola entrou. 2 a 0. O juiz deu o gol para Neto. A torcida Rubro-negra quase viu o time ampliar ainda no primeiro tempo com Ramom, Bida e Carlos Alberto, mas o Galo, do Treinador Leão, se segurou como pode.
Gol 1000 No segundo tempo o time mineiro tentou uma reação, mas sem criatividade no meio de campo e inspiração dos atacantes o time não mantinha perigo ao gol de Viafará. Um dos melhores lances da partida, aos 24, foi uma bicicleta do veterano Jackson que passou perto da balisa esquerda de Juninho, goleiro do Atlético. Quase seria este o gol mil do Estádio Manoel Barradas.
Contudo, cinco minutos depois, Neto baiano recebeu lançamento de Apodí e escorou para o gol adversário: os quase 20 mil rubro-negros presentes na Toca do Leão foram ao delírio, era o gol mil em jogos oficiais, 3 a 0. Aos 44, Robinho, lateral esquerdo, ex-Atlético de Alagoinhas, que entrou no lugar de Apodí, acertou a trave: delírio geral da torcida que gritou o hino do rubro-negro mais uma vez.
O Vitória enfrenta, no Domingo, o Bahia, pelas finais do certame local. Pode até, perder por um gol que garante o tri.